Projeto de Leitura

Projeto Histórias Viajantes

Olá equipe maravilhosa,

No ano de 2019, eu realizei com minha turma de maternal 2 um projeto de leitura que deu super certo, com apoio das famílias e tenho o prazer de compartilhar com vocês.

Este projeto consiste em aumentar o repertório de leitura dos alunos da turma, além de ampliar o vocabulário. Também tivemos o objetivo de despertar o compromisso em realizar tarefas junto às famílias, aos finais de semana. A participação das famílias no processo escolar é de extrema importância. Além disso, desenvolver importância de amar e cuidar dos livros, pois os livros deveriam voltar para escola em perfeitas condições para que fosse lido por outra criança.

Os responsáveis doaram livros para que um rodízio de narrativas acontecesse. Dessa maneira, cada criança poderia escolher um livro diferente a toda sexta-feira. Ao fim do projeto, cada família ficou com o livro doado como aquisição.
Para realização deste projeto passamos por algumas etapas que descreverei a seguir, disponibilizando documentos para que possa inspirar seu projeto de leitura também.

IMPORTANTE: Se você quiser compartilhar algum arquivo deste post para seus os amigos, envie o link desta página para me ajudar com a divulgação e continuar me incentivando a produzir mais conteúdos, assim também seu amigo poderá ter acesso ao conteúdo completo.

1. Apresentação do projeto ao Responsáveis:

Livros emprestados pela escola
É de extrema importância para o sucesso de um projeto que as famílias se envolvam e entendam os objetivos claros das ações desenvolvidos na sala. Para isso, devemos apresentar as ideias do plano em questão.

Para isso, se faz necessário apresentar documentos concretos com a proposta e registros de decisões coletivas, assim, as famílias se sentem envolvidas em algo que é real.

Nessa etapa, criei um arquivo com apresentação do projeto, metodologia, lista de assinaturas de responsáveis participantes comprometidos e lista de sugestão de livros para serem doados.

Clique no link abaixo para você ter acesso ao documento (em pdf) descritivo de um projeto de leitura de sucesso de uma turma de educação infantil:


2. Montagem das atividades/ registros do projeto.

Livros doados pelas famílias
Em qualquer proposta de projeto é valioso que haja registros do desenvolvimento e objetivos. No casa deste projeto, os objetivos principais eram o envolvimento das famílias e a interpretação de diferentes narrativas.

Dessa maneira, criei um pacote de atividades baseado nos livros doados e emprestados pela escola.

Cada livro tem sua atividade interpretativa de fácil resolução considerando que foi elaborada para uma turma de maternal 2 (de 3 a 4 anos de idade).

Atividades interpretativas
Também deixo disponível no link abaixo o pacote (em pdf destas atividades dos títulos envolvidos no meu projeto, casa haja interesse de aquisição. 


obs.: As imagens que compõem o arquivo foram tiradas do Google imagens.


3. Oficina de Sacolas Sustentáveis


A proposta era que fossem levados a cada sexta-feira para casa livros diferentes.

Para esse deslocamento do livro para casa, foi confeccionado bolsas de tecido, reutilizando camisas antigas em desuso, em uma oficina com os responsáveis.

As famílias foram convidadas para produzir essas bolsas sustentáveis junto com a criança, usando diferentes materiais. 

No site Revista Artesanato você encontra o passo a passo para confecção desta belezinha!

Foi um sucesso!


4. Sobre o controle das atividades

Como semanalmente as crianças levavam para casa algum livro escolhido, eu tinha que ter controle desse rodízio.

Primeiro: para que a criança não levasse títulos repetidos para casa, eu fiz o controle.
Utilizei a tabela abaixo, colada na contra capa das agendas e conforme o aluno ia escolhendo os livros eu marcava com a data que levou para casa.

Segue o modelo abaixo, basta clicar na imagem e salvar em seu computador.



Segundo: Como o projeto consiste em levar atividades interpretativas para casa, eu teria que ter o controle da realização destas tarefas. Utilizei um mapa onde consta a lista de alunos e as datas. Eu ia pintando os quadrinhos de acordo com uma legenda (modelo ao lado). Dessa maneira, eu tinha uma visão geral e particular de cada caso. Para obter o modelo deste mapa de controle de atividades (em pdf) de casa, Clique Aqui.


5. As Escolhas

Toda sexta-feira, tirávamos um momento do dia para sentarmos em rodinha, eu disponibilizava os livros no centro do nosso círculo, já com as atividades dentro de seus respectivos títulos. Cada criança ia escolhendo o livro usando o critério que lhe agradasse. Algumas escolhiam pela capa, outras por terem gostado da leitura dos títulos na sala (sim, as vezes eu pegava uma das narrativas do projeto e explorava a leitura em sala). Enquanto escolhiam, eu ia marcando na tabela anexada nas agendas o livro desejado, em seguida as crianças colocavam o livro escolhido nas sacolas sustentáveis, feitas com ajuda dos responsáveis.

6. Encerramento do Projeto

Para o encerramento do projeto, fizemos um piquenique literário. Tivemos muitos quitutes saborosos!
Durante o piquenique, um responsável voluntário leu um dos livros que faziam parte do projeto, a escolha do livro foi feita por meio de um sorteio.
Veja as fotos deste encerramento maravilhoso!



7. Considerações finais


É importante o apoio das famílias para o sucesso deste projeto. Então, envolva as famílias em todo o processo!
Aqui eu disponibilizei todos os arquivos e recursos de apoio que eu utilizei, mas você pode fazer suas adaptações, de acordo com sua realidade.


Para mais informações:
Siga meu perfil no Instagram
@blogamordeprof


Se você gostou deste ou de outro conteúdo por aqui, envie o link do blog. Assim, mais pessoas podem conhecer nosso espaço!

Todos meus arquivos possuem marca d'água, conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos. 
Não é legal copiar e plagiar arquivos!
Todas as imagens e arquivos disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.


Beijos,
Até a próxima!